Rolê cultural: Capanemense de 90 anos lança livro de poesias

A cultura de Capanema ganhou mais um baluarte. Dessa vez, os holofotes se voltaram para o Sr. Luiz Lira de Lima, de 90 anos.

Paraense, natural de Igarapé Açú, radicado na cidade de Capanema, o escritor lançou no último dia 20 de setembro, nas dependências da Câmara Municipal, a sua mais nova obra literária: Sonhos ao Vento. Um conjunto de poesias autorais que refletem suas memórias em um cenário que remonta aos bons e velhos tempos de juventude tendo como palco a vida em um município amazônico, do nordeste paraense, cortado pela extinta Estrada de Ferro de Bragança.

Em sua residência, o senhor Luiz Lira recebeu o jornalista Antonio Victor, em uma bela tarde ensolarada de sábado (03), para falar à Rádio Folha 390 sobre suas motivações e superações ao longo do processo de escrita: 

“Escrever é uma ocupação […] um homem desocupado não produz coisa alguma. Então, eu resolvi escrever um livro que se chama ‘Sonhos ao Vento’. Eu trago essa obra, esse trabalho, essa luta para as pessoas que gostam de ler e que valorizam as coisas tradicionais”.

Antes de se mudar para Capanema, Luiz Lira se deslocou de Igarapé Açú para Santa Maria do Pará.  Naquele lugar, o escritor participou do processo de fundação do município recém criado, contribuindo com o processo de instalação dos cartórios locais, bem como da organização da sede da prefeitura e dos procedimentos de elaboração das principais leis pertinentes àquela comuna, recém instituída. “Alguém me descobriu por lá e eu fui convidado a vir para Capanema, para trabalhar no combate às endemias, coisa que eu nem sabia como era. Eu vim pra cá, trabalhei bastante, cheguei aqui no dia 01 de fevereiro de 1966, esta é a data Capanema. De lá pra cá, nós temos maior vida em Capanema do que de Santa Maria e Igarapé Açú somados”.

Em meio a uma conversa muito agradável e descontraída, aos 90 anos o Sr. Luiz Lira esbanja lucidez e bom humor, aspectos bem peculiares de alguém que tem vivido e amado a vida com todas as suas vertentes.

Ao caracterizar a obra, o escritor se refere ao livro Sonhos ao Vento como uma produção literária que fala de coisas boas, próprias de pessoas que amam e gostam da vida. Sonhos ao Vento, mais do que um livro, representa a superação de alguém que, tendo alcançado a longevidade, não se deixou titubear pelas limitações físicas que o tempo nos impõem.

Ouça o programa completo, clicando no player abaixo:

Next Post Previous Post
4 Comments
  • Unknown
    Unknown 7 de outubro de 2020 às 19:26

    Um incentivo grandioso, pra toda sociedade capanemense. Viver é isso, nunca se deixar cencer pelos obstáculos impostos pela vida. Parabéns a esse ser inspirador

  • Unknown
    Unknown 8 de outubro de 2020 às 10:18

    Parabéns por essa obra de grande valor literário sou grata à Deus por esse sonho realizado de meu pai .

    • Antonio Victor
      Antonio Victor 19 de outubro de 2020 às 11:26

      Amém. O Sr. Lira realmente é uma pessoa muito inspiradora

  • Rilma Cleide
    Rilma Cleide 8 de outubro de 2020 às 10:30

    É uma felicidade imensa, meu pai realizar um sonho feito com tanto amor

Add Comment
comment url

Você também pode gostar