Fiéis em Capanema celebram tradicional festa de São Francisco de Assis

Imagen: Portal Folha 390

Há mais de 800 anos o mundo reverencia a memória e o exemplo de São Francisco de Assis. O santo é considerado um dos mais venerados, sendo considerado, depois de Jesus, uma das figuras mais emblemáticas do cristianismo.

A festa é celebrada não apenas por católicos romanos, mas também por cristãos ortodoxos, anglicanos e parte da igreja luterana.

A comunidade católica de Capanema-PA possui a tradição de celebrar a festa do santo de Assis  com a famosa caminhada do Km 11. Todos os anos, os fiéis caminham cerca de 11 quilômetros para pagar as suas promessas e agradecer pelas graças alcançadas.

Histórico

A história do município de Capanema, se confunde com a chegada de imigrantes cearenses que, fugindo da seca, se estabeleceram nessa região amazônica.

A famosa procissão foi iniciada há 44 anos, por Frei Hermes de Recanatti, religioso franciscano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos que, sensibilizado pela dificuldade que os migrantes cearenses encontravam para irem até o famoso santuário de São Francisco das Chagas em Canindé-Ceará, decidiu realizar uma manifestação semelhante àquela. 

Traslado da imagem

Como manda o costume, na noite do dia 03 de outubro, data em que se recorda a morte de São Francisco, a imagem sai da comunidade de São Francisco, no Km 11 para a capela dedicada ao santo, localizada no bairro do EOB, na sede do município. A carreata mobiliza muitos fiéis que, ao final do percurso, recebem a bênção dos seus veículos, através da aspersão de água benta.


Procissão

Na madrugada do dia 04 de outubro, acontece a procissão saindo às 04:00h da capela de São Francisco, no bairro do EOB, rumo ao Km 11, com a participação de centenas de fiéis. 

Esse ano, por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, o Paróco Frei Gildo, determinou a substituição da procissão pela carreata.

Os romeiros saíram da igreja de São Francisco por volta das 06:00 horas da manhã. Vários ciclistas também acompanharam o cortejo.

Por volta das 7:15 , a imagem chegou à comunidade de Nova Assis, onde foi celebrada uma missa, presidida pelo bispo diocesano de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti. 

A celebração foi transmitida ao vivo pela Rádio Folha 390 e pelos canais de comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Durante a homilia, o epíscopo destacou a importância da vida e do exemplo de São Francisco para a vida da igreja, dando ênfase à necessidade da conversão contínua dos fiéis, comparando o Francisco do mundo (jovem e festeiro), com o Francisco após o encontro com o Cristo crucificado (que largou tudo para seguir a Jesus na humildade e na pobreza material).

Após a Santa Missa, o bispo, como de costume, abençoou os animais.

Feriado Municipal

No dia da festa de São Francisco de Assis em Capanema é feriado municipal. A Lei 5.362/1995, de autoria do ex. vereador Raimundo Valry de Morais, foi promulgada no dia 27 de outubro de 1995.


Da Redação

FOLHA 390

 

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar