Vila Caeté, no Km 14 da Rod. Pará-Maranhão, passa a contar com sinal 4G.
![]() |
Imagem: Reportagem Folha 390. |
Os moradores da vila Caeté, localizada no Km 14, da Rodovia Pará-Maranhão, no município de Santa Luzia do Pará, agora passam a contar com o sinal 4G e 3G da operadora de telefonia móvel VIVO.
A nova Unidade de Transmissão Móvel foi instalada em regime de comodato numa propriedade localizada na
vicinal, popularmente conhecida como "Ramal da Onça", cobrindo também
outras vilas adjacentes. E faz parte do plano de expansão da VIVO, que em maio/2025 dominava 38.5% do mercado brasileiro (à frente de Claro e TIM).
A chegada da operadora na comunidade foi celebrada pelos moradores que, agora, além das Empresas de Internet Fibra Óptica, passam a contar com a oferta do sinal de telefonia em uma região que, no passado recente, já sofreu muito com problemas de comunicação.
Apesar de ainda estar na etapa final de implantação do parque de Telecom, no último domingo (6), o sinal foi recebido por celulares na localidade e a conexão com a internet através dos dispositivos foi bem sucedida.
A infraestrutura montada proporciona comunicação de qualidade por meio de voz e dados.
A região da vila Caeté (palavra que em Tupi significa "Mata Densa"), é conhecida pelos atrativos naturais, por conta dos balneários, do Rio Caeté e pela Lagoa Azul. É muito frequentada por banhistas, pelos viajantes que vem do nordeste, mas também para a prática de esportes, como o ciclismo.
Nossa reportagem testou o alcance do sinal saindo do Km 14 da PA-MA, até a cidade de Capanema e pode constatar a eficiência da cobertura em quase todo o trecho de aproximadamente 15 Km. O que ajudará bastante os motoristas e, principalmente os ciclistas que trafegam, caso venham a precisar dos serviços de comunicação.