Estudantes do IFPA, campus Bragança, participarão da COP 30, em Belém.
Reportagem: V. Silva,
Correspondente da Folha para a COP 30, em Belém do Pará.
Uma delegação formada por alunos e professores do Campus Bragança, do Instituto Federal do Pará (IFPA), participarão nesta quarta-feira (12), da COP 30, na capital do Brasil, Belém do Pará.
O evento internacional, reúne líderes de diversas nações para discutir a agenda ambiental do planeta.
Em sua 30ª Edição da Conferência entre as Partes, e em um cenário de mudanças climáticas, a escolha de Belém foi estratégica, por possibilitar abordar a questão ambiental em uma das regiões mais importantes do planeta, a Amazônia!, berço da vida, da ancestralidade e da biodiversidade.
Para Adria Pavão, estudante do 4 semestre do Curso de Licenciatura em Geografia, a participação no evento "[...] é uma oportunidade significativa e única de transitar da teoria para a prática. É estar no centro das discussões, onde líderes globais estão buscando intermédio para melhoria climática do nosso planeta" - afirmou.
Ruth Helena, que também participará da delegação que seguirá para Belém, ressalta que, para além da experiência ímpar em sua carreira acadêmica, a COP 30 "é um evento muito importante não só no âmbito nacional como internacional, pois busca promover a conscientização humana para com o meio ambiente", disse.
Conectar a teoria acadêmica com a prática é uma das principais contribuição dessa atividade, segundo a Aluna Aurilene Silva, também do curso de geografia, pois " [...] através do debate global acerca do impacto das mudanças climáticas do nosso planeta terra, é possível se buscar um desenvolvimento que concilie a economia e a sustentabilidade, através das análises geográficas e dos sistemas ambientais [...]", reforçou a estudante.
Para os docentes, que acompanharão o grupo, a iniciativa objetiva proporcionar a interação dialética e
vivencial, na geopolítica mundial, mas, principalmente, na compreensão
de como esse movimento impacta na solução da emergência climática e suas
conexões com a ciência geográfica, produzida no Campus bragantino.
Aproximadamente, 30 alunos integrarão a comitiva, que contará com a supervisão dos Professores Cassyo Lima (coordenador geral de ensino) e Gabriel Barros, coordenador do curso de Licenciatura em Geografia. E significará um momento especial para a trajetória do Campus de Bragança, o qual está localizado em uma região rodeada por Reservas Extrativistas, onde promove ensino, pesquisa e extensão na região nordeste do Pará.
