Manaus recebe Vigília pela Terra neste sábado com foco nos saberes da Amazônia rumo à COP 30
Evento inter-religioso no Largo de São Sebastião, promovido pelo ISER e pela Rede Inter-religiosa Amazonizar, une fé, arte e ativismo em defesa do planeta.
Manaus, AM – No próximo sábado, 06 de setembro, a partir das 16h, o Largo de São Sebastião será o palco da Vigília pela Terra em Manaus. O evento, que é parte de um movimento nacional de preparação para a COP 30 em Belém, reunirá povos originários e tradicionais, lideranças religiosas de diversas matrizes, artistas e a sociedade civil em um ato de fé e compromisso com o enfrentamento da crise climática.
Com o tema local "Desde a Amazônia tecendo vida pela cura da Terra", a vigília em Manaus é uma promoção do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e da Rede Inter-religiosa Amazonizar, em aliança com diversas outras organizações. O encontro acontece dentro da programação da Semana da Amazônia, que propõe uma imersão nos territórios vivos e no diálogo entre saberes ancestrais, populares e científicos como caminho para a Conferência do Clima.
A mobilização tem como objetivo central destacar a responsabilidade das religiões e espiritualidades no cuidado com o meio ambiente. "Diante da emergência climática, as diferentes tradições de fé da Amazônia se unem para mostrar que o cuidado com a nossa Casa Comum é um valor que nos conecta a todos. É um chamado ético que parte do coração da floresta para o mundo", afirma Reverendo Iuri Lima da Rede Amazonizar.
As Vigílias pela Terra são uma série de eventos que acontecem nas cinco regiões do Brasil, fortalecendo a articulação da sociedade civil para incidir na COP 30. O movimento busca repetir o impacto da histórica vigília da ECO-92, unindo vozes em um poderoso clamor por justiça climática e pela proteção da vida.
SERVIÇO:
O quê: Vigília pela Terra - Manaus
Quando: Sábado, 06 de setembro de 2025, às 16h.
Onde: Largo de São Sebastião, Centro, Manaus.
Acesso: Gratuito e aberto a todos os públicos.