Programa ALI encerra primeiro ciclo de acompanhamento em Capanema e Bragança, com resultados positivos.
Programa nacional que já impactou mais de 120 mil empresas pelo Brasil, conclui mais um ciclo de atendimentos em Capanema e Bragança, no Pará.
![]() |
Cerimônia de Encerramento do ciclo ALI em Capanema-PA. / Divulgação. |
O Programa de Agentes Locais de Inovação (Programa ALI), encerrou nos dias 01 e 02 de julho, seu primeiro ciclo de atendimento, do ano de 2025.
Integrante da Plataforma Brasil Mais Produtivo, o Programa ALI Produtividade é gerido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Com foco em oferecer oportunidades às micro, pequenas e médias empresas de aumentarem sua produtividade, reduzirem custos operacionais e aumentarem o faturamento, a jornada combina encontros coletivos e individuais, para facilitar a inovação e promover melhorias na gestão do negócio.
Isso significa que a empresa participante, pode receber orientações técnicas e suporte para inovar e crescer, ampliando os benefícios e reduzindo os custos.
Ao todo, em Capanema e Bragança, 27 empresas foram associadas ao Ciclo 2025.1, em sua maioria, pertencentes aos segmentos de comércio e serviços.
Para Simone Araújo, empreendedora do ramo de alimentação, em Bragança, nordeste do Pará, o ALI significou um impulso importante na gestão e na inovação do seu restaurante de comidas típicas: "[...] eu deveria ter conhecido o ALI muito antes de ter aberto as portas do meu negócio. Mas, como tudo acontece no tempo de Deus, pude contar com esse apoio, que me motivou a melhorar em muitos aspectos [...]" - afirma a empresária, que também foi uma das indicadas ao Prêmio Nacional Sebrae Mulher.
Empresária no segmento de moda, Orquidéia Nonnenmacher viu no Programa uma janela de oportunidade: "[...] O ALI chegou no momento certo em minha empresa. Com o atendimento recebido, me senti apoiada e estimulada a realizar aprimoramentos importantes para a gestão estratégica do meu negócio, que me ajudaram a potencializar os resultados [...]" - Afirmou, a proprietária da Dejô calçados, que possui lojas em Capanema e Bragança.
![]() |
As empresárias Adriana (Agrolima) e Orquidéia (Dejô) [da esquerda para a direita] |
Para o Advogado Júnior Meneses, de Capanema, o ALI contribuiu positivamente no aprimoramento de práticas do seu escritório "as orientações recebidas abriram minha mente para outras possibilidades de melhoria tanto dos processos internos quanto do relacionamento com os clientes atuais e potenciais. Hoje me sinto ainda mais motivado a oferecer um serviço jurídico de excelência [...]", disse o profissional.
Em Capanema, a solenidade de encerramento do ciclo de atendimentos, aconteceu na última terça-feira (01), na Agência Regional do Sebrae Caetés.
Durante o evento, os participantes assistiram a uma palestra com o tema "ChatGpt no dia a dia do pequeno negócio", proferida pela Empresária e Consultora, Maria Aguiar. A atividade engajou e prendeu a atenção dos presentes, por se tratar de um assunto que ainda é novidade para muitos empreendedores.
![]() |
Cerimônia de Encerramento do ciclo ALI em Bragança-PA. / Divulgação. |
Ao final do evento, foram entregues os prêmios: melhor engajamento, empresa inovadora e maior produtividade, com base em critérios estabelecidos pelo SEBRAE PA, aos representantes das empresas Dejô Calçados, Ótica Digital Lentes e Casa das Máquinas, respectivamente.
Em Bragança, a cerimônia foi realizada na Sala do Empreendedor, na quarta-feira (02), sob a supervisão da gestora local do ALI, Nayla Mesquita (técnica do SEBRAE Caetés), e premiou nas categorias já mencionadas, as empresas Hotel Sapucaia e Restaurante Tipiti.
Para o Agente Local de Inovação, Antonio Victor Silva, mais do que orientação e acompanhamento técnico, o Programa ALI "oportuniza conectar com pessoas e conhecer mais de perto o propósito de crescimento delas. Dessa forma, nosso desafio como agente é fornecer a centelha que irá impulsionar ideias e sonhos inovadores que mora dentro de cada empreendedor(a) [...] ao longo da jornada, alguns gestores desistem, mas... quem realmente está comprometido com o projeto, persevera até o fim e acaba se engajando em outros programas do SEBRAE, em um contínuo movimento de crescimento exponencial" - explicou o profissional que atende às empresas do ALI na Agência SEBRAE Caetés.
As inscrições para o Ciclo 2025.2 do ALI já estão abertas! Podem participar do Programa Micro e Pequenas Empresas dos segmentos industrial, comércio e serviços.
Prestação de Serviço:
Se você empreendedor deseja receber um acompanhamento 100% gratuito com foco em desenvolver inovação mediante a redução de custos e aumento do faturamento em sua empresa, o ALI é pra você! Clique no link https://forms.gle/mHuH1nT5hspfVABg8 e faça sua pré-inscrição, pois as vagas são limitadas!