O Preço da Independência: Resistir em Tempos de 'sede por likes'.
Em um cenário midiático cada vez mais polarizado e sob pressão, o jornalismo independente não é apenas uma escolha—é uma responsabilidade. Hoje, completamos mais um dia de trabalho no Portal FOLHA 390, reforçando nosso compromisso com a informação livre, precisa e, acima de tudo, corajosa.
Os últimos anos têm testado os limites da liberdade de imprensa no Brasil e no mundo. Governos, corporações e grupos de interesse buscam, de formas sutis ou descaradas, silenciar vozes críticas. Notícias são distorcidas, fatos são relativizados e jornalistas são alvo de ataques que vão das redes sociais às intimidações judiciais. Nesse contexto, escrever acerca do cotidiano é um ato de resistência democrática.
O FOLHA 390 nasceu da necessidade de romper com o monopólio da narrativa. Não nos curvamos a pressões políticas nem a algoritmos que privilegiam o sensacionalismo. Nosso foco permanece nas ruas, nas investigações e naqueles que muitas vezes não têm voz: o cidadão comum, o trabalhador esquecido, as minorias silenciadas.
Hoje, destacamos:
Alcolumbre articula reação à judicialização de decisões do Congresso no STF
Posposta do presidente do Senado visa limitar quem pode contestar leis do Congresso no Supremo; medida mira partidos com pouca representação e tenta reduzir tensões entre Poderes
Selic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
Ao comentar os resultados do Plano Safra 2025/2026, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse, nesta quinta-feira (3), que o valor atual da taxa Selic, de 15%, é “inadmissível”. “Um momento muito difícil pra fazer um Plano Safra dessa magnitude”.
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Usinas devem maximizar geração e permanecer em prontidão