Mulheres de Primavera (PA) encontram oportunidade de qualificação para ingressarem no mercado de trabalho.

 

Curso Técnico em Eletromecânica oferecido pela Votorantim Cimentos em Primavera (PA) prepara profissionais para atuarem na indústria. Dos 17 alunos do curso já contratados, 41% são mulheres.

Primavera (PA), 26 de março de 2024 - Amanda Santos, de 31 anos, está de volta ao mercado de trabalho em sua cidade natal após se matricular em um curso oferecido em Primavera, no estado do Pará. Sem trabalhar formalmente desde 2020, ela encontrou na oferta do curso Técnico em Eletromecânica, a chance que precisava para a sua recolocação profissional. A formação é oferecida gratuitamente pela Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que possui fábrica no município, e inclui aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a parceria da Prefeitura Municipal de Primavera.

“Parei de trabalhar devido ao isolamento social provocado pela Covid-19. Com o fim da pandemia, fiquei de olho na retomada do mercado e, quando eu soube do curso técnico, me inscrevi porque gosto de desafios. Estou gostando muito das aulas e estou ainda mais apaixonada pela área com os conhecimentos práticos que tenho obtido no estágio oferecido pela Votorantim Cimentos, que me possibilita conhecer a área de produção de uma grande indústria e entender melhor o funcionamento e a manutenção dos fornos de cimento”, disse Amanda.

O curso Técnico em Eletromecânica tem como objetivo proporcionar desenvolvimento profissional para moradores de Primavera e auxiliar na formação de mão de obra local qualificada. Foram oferecidas 40 vagas gratuitas e 17 alunos do curso já foram contratados para atuarem na fábrica da Votorantim Cimentos da cidade. Do total de contratados, 41% são mulheres, como a Amanda Santos, que é primaverense e está feliz em contar com uma formação no próprio município.

“Sou casada e tenho dois filhos, sendo um deles de apenas um ano e meio, então conciliar a jornada do lar, estágio e estudo na minha própria cidade ajuda muito porque é bastante corrido. Também foram essenciais o acolhimento da Votorantim Cimentos em receber profissionais do sexo feminino e o apoio que tenho do meu marido e demais membros da minha família. Hoje recuperei a minha autoestima e estou confiante em seguir carreira e até mesmo cursar a faculdade de Engenharia de Produção para avançar ainda mais na indústria”, disse.

Paula Silva. Crédito:
Votorantim Cimentos/
Divulgação.

Desafio - Paula Silva, de 36 anos, é outra moradora de Primavera que participa do curso Técnico em Eletromecânica e conseguiu uma vaga de estágio na Votorantim Cimentos em Primavera. Assim como Amanda, ela resolveu mudar de área ao deixar o setor de saúde, no qual atuava com análises clínicas, para começar uma trajetória na indústria da construção.

Paula conta que os novos rumos profissionais trouxeram desafios de adaptação, mas ela lida com naturalidade e os encara com motivação para buscar mais aprendizado e desenvolvimento. “Sou a única mulher na área de ensacadeira da fábrica e estou sendo muito bem acolhida pelos profissionais. Em nenhum momento percebi diferença no tratamento pelo fato de eu ser mulher. Isso é muito bom, porque sempre que preciso de um suporte ou preciso tirar alguma dúvida, eu posso contar com o apoio de todos”, afirma Paula.

Depois de terminar o curso técnico, Paula Silva pretende continuar se atualizando na área. “Algumas pessoas ainda estranham a mulher buscar oportunidade na indústria, porque acham que algumas funções só os homens podem exercer. O que falo para qualquer mulher que quer ingressar nesse setor, como eu, é que nós somos capazes de fazer o quisermos com qualidade. Então toda mulher tem que mostrar, em primeiro lugar para si mesma, que ela pode conseguir o que ela quiser, mesmo que lhe digam o contrário”, acrescenta Paula.

Os alunos formados no curso Técnico em Eletromecânica oferecido pela Votorantim Cimentos estarão aptos a apoiar a gestão da montagem e da manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados. Eles poderão ainda atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. A conclusão do curso está prevista para maio de 2025.

“Buscamos gerar impacto positivo para as pessoas da região, essencialmente para as mulheres, contribuindo para a ampliar as oportunidades de trabalho para elas. No mês de março, principalmente, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, temos um motivo a mais para a celebrar a nossa jornada de evolução. Com o estágio que oferecemos para as mulheres que fazem o curso Técnico em Eletromecânica, damos mais um passo na realização de iniciativas voltadas à qualificação profissional da população de Primavera, fortalecendo também o nosso compromisso em tornar o ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo”, afirma o gerente da fábrica de Primavera da Votorantim Cimentos, Rodrigo Cavassin da Silva Telles.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar