Capanema (PA) e Primavera (PA) inauguram nova Ponte dos Cacos ligando as duas cidades


Construída em parceria com a Votorantim Cimentos, nova estrutura irá proporcionar mais agilidade e segurança para veículos que circulam na zona rural entre os dois municípios.

 Primavera (PA) e Capanema (PA), 6 de fevereiro de 2024 – As Prefeituras Municipais de Capanema e de Primavera (PA) inauguraram nesta terça-feira, 06/02, a nova Ponte dos Cacos, localizada na Estrada dos Cacos, na zona rural em divisa com as duas cidades. 

A Ponte dos Cacos foi construída pela Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, com o investimento de R$ 1,7 milhão. O acesso irá contribuir para melhorar a circulação de veículos leves e ônibus entre os municípios de Primavera e Capanema.

Participaram da cerimônia de inauguração da Ponte dos Cacos o prefeito de Primavera, Áureo Bezerra Gomes, o prefeito de Capanema, Chico Neto, o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, Rodrigo Telles, e o líder comunitário e representante da Comunidade dos Cacos, Raimundo de Carvalho.

As obras da Ponte dos Cacos foram executadas durante um período de três meses, com acompanhamento das Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura de Primavera e de Capanema. A antiga ponte, com estrutura de madeira, foi totalmente removida e uma nova ponte, de concreto, foi construída com sinalização vertical e horizontal, e barreira de segurança para veículos, como guarda rodas, além de guarda corpo para que os pedestres também possam transitar com segurança. 

"A felicidade é enorme em podermos entregar essa obra que é uma antiga demanda da comunidade, que interliga muito mais do que dois municípios. Interliga pessoas, garantindo transporte seguro aos moradores que utilizam esta via. Nesse momento nosso sentimento é de gratidão", afirma o prefeito de Primavera, Áureo Bezerra Gomes.

Para o prefeito de Capanema, Chico Neto, a nova Ponte dos Cacos propiciará, além da melhoria do tráfego, o aumento do intercâmbio comercial entre Capanema e Primavera, incrementando assim a economia de ambos os municípios. “A soma de esforços entre as Prefeituras de Capanema e Primavera com a Votorantim Cimentos confirma o quão benéficas são as parcerias público-privadas, que contribuem para abrir novos horizontes para futuras atividades de interesse socioeconômico na região”, disse Neto.

Legado positivo - O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, Rodrigo Telles, ressalta a presença da empresa no município e o seu compromisso com o desenvolvimento local e regional. A fábrica, inaugurada em 2016, produz cimento da marca Poty e abastece o mercado das regiões Norte e Nordeste. A empresa também apoia e realiza ações em diversas áreas para impulsionar o crescimento sustentável da região. 

"Com a construção da nova ponte, ajudamos as Prefeituras de Primavera e de Capanema a proporcionar o deslocamento da população de forma segura e, assim, contribuímos para melhorar a mobilidade e qualidade de vida de quem vive e trabalha na zona rural. Desse modo, fortalecemos a nossa parceria com o poder público e evoluímos juntos por meio de iniciativas que irão beneficiar as pessoas de forma duradoura, criando um legado positivo para as gerações atuais e futuras”, disse Telles. 

Além da construção da Ponte dos Cacos, outro investimento da Votorantim Cimentos na região foi a construção do Centro de Saúde em Primavera, inaugurado em fevereiro de 2023. Na ocasião, a empresa deu continuidade ao programa Apoio à Gestão Pública (AGP) para oferecer suporte técnico à Prefeitura para aprimorar os processos de gestão na área de saúde. No mesmo ano, a Votorantim Cimentos iniciou a realização de cursos gratuitos de capacitação profissional para os moradores de Primavera em parceria com o Senai. A empresa promove ainda em Primavera, e em Capanema, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que tem como objetivo apoiar as Secretarias Municipais de Educação na realização de iniciativas voltadas à melhoria da educação.  

A Votorantim Cimentos também construiu em Primavera a Biblioteca Municipal Ruth Passarinho, o Museu de Primavera, e realizou a reforma e ampliação das Escolas Municipais José Pereira Gomes e Manoel Antônio Leite. Todos esses equipamentos sociais foram entregues à população em 2015, antes mesmo da fábrica iniciar as suas atividades no município, em junho de 2016.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar