Podcast: Lula inaugura crise diplomática entre Brasil X Israel e abre precedente para impeachment
Imagem: Reprodução / Agência Brasil |
O presidente Lula encerrou no último domingo (18) sua viagem de seis dias à África. Apesar de ter ido buscar parcerias e estabelecer cooperação com países do continente, uma fala impensada do mandatário, sobre a atuação de Israel em Gaza, desencadeou uma dura crise diplomática entre o Brasil e o Governo de Israel.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existe em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus” - Disse o presidente do Brasil durante coletiva de imprensa.
Diante da fala infeliz, o Governo de Israel reagiu imediatamente, convocando o embaixador brasileiro — ato que significa um tipo de reprimenda, no âmbito diplomático -. Dessa forma, o governo de Benjamin Netanyahu declarou Lula "persona non-grata" (Expressão latina que significa "pessoa mal vinda"), até que o mandatário se retrate.
A decisão foi proferida pelo Ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, após encontro com embaixador brasileiro em Jerusalém, no memorial às vítimas do holocausto, nesta segunda-feira (19).
Ouça a análise completa no player abaixo:
Da redação
Antonio Victor, Jornalista e Geógrafo