Aglomerações de pessoas têm sido constante em Capanema

Fila de pessoas aguardando atendimento na Caixa - Foto: FOLHA 390

Situação delicada durante esse período de pandemia em Capanema.
Na manhã desta quinta-feira, 27/08 nossa equipe de reportagem constatou novos focos de aglomerações na cidade. O ponto mais crítico foi identificado na agência da Caixa Econômica Federal, localizada à altura do número 982 da Avenida Barão de Capanema, onde por volta das 11:00 hrs da manhã, a fila ultrapassava as imediações do prédio da Secretaria de Saúde, já na Travessa César Pinheiro. 
Fila de pessoas aguardando atendimento na Caixa - Foto: FOLHA 390

Ao serem entrevistadas, algumas pessoas que estavam na fila relataram que haviam chegado ainda no período da madrugada (por volta das 3 horas da manhã) e que não tinham certeza se conseguiriam atendimento no mesmo dia. 

A cena é de chamar a atenção: pessoas sentadas na calçada almoçando quentinhas em meio ao sol, outros tentando se proteger do calor com as próprias pastas onde portavam seus documentos [...] A maioria dessas pessoas são oriundas de comunidades rurais e dos municípios vizinhos. 

Reclamações sobre o tratamento recebido por alguns funcionários da instituição também foram relatadas. Contudo, a redação da Folha 390 tentou contato com a Caixa pelo número (91) 3411-1300, mas não obteve sucesso. O telefone retorna apenas com uma mensagem gravada indicando outros números de atendimento aos usuários dos serviços da Caixa, sem direcionar a ligação para que pudéssemos falar com alguém da agência de Capanema, a fim ouvir os respectivos esclarecimentos.

Desde que a Caixa foi indicada pelo Governo Federal como a instituição responsável pelos pagamentos do Auxílio Emergencial, essa mesma situação tem sido registrada em diversas outras cidades do país. Em Capanema durante o período do lockdown a prefeitura ainda chegou a colocar tendas para ajudar os usuários, porém, o artefato já fora retirado pelo órgão e as pessoas continuam ao sol.

Também nas mediações do prédio da agência do DETRAN em Capanema foi constatado aglomerações de pessoas. Em decorrência do isolamento social, houve acúmulo de demanda e agora há aumento da procura por atendimento, produzindo aglomeração de pessoas na parte de fora, durante a espera na fila, já que a agência atende também a região dos caetés.

Fila de pessoas aguardando atendimento na agência do DETRAN - Foto: FOLHA 390

Diante desse quadro, vale ressaltar que apenas o uso de máscara não é suficiente para proteger as pessoas do vírus da COVID-19, sendo necessários outros cuidados como o distanciamento social e a higienização das mãos com álcool 70º ou lavagem com água e sabão . As aglomerações representam risco sanitário, considerando que ainda estamos passando pela fase da pandemia.

Da Redação
FOLHA 390



Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar