Dr. Mário Jr. é empossado prefeito de Bragança, em cerimônia histórica.
Eleito com 54.679 votos pelo MDB, Dr. Mário Júnior, que foi vice-prefeito por 8 anos ao lado do agora ex-prefeito Raimundo Nonato, tomou posse no último dia 01 de janeiro.
Além de ter contado com uma votação histórica em Bragança do Pará (quase 76% dos votos válidos), a solenidade de posse não deixou a desejar.
A presença do público foi massiva, não restando espaço algum na sede do legislativo municipal, para quem mais quisesse prestigiar o evento. A organização do cerimonial se mostrou surpresa diante da quantidade de pessoas presentes.
Ao término do rito protocolar na Câmara de Vereadores, o novo prefeito da cidade, caminhou em direção ao Liceu de Música da UEPA, na companhia da Marujada de São Benedito (trajada a rigor), sua vice-prefeita, Marcelly Castanho (União), vereadores e demais autoridades. Ali, naquele prédio, aconteceu a Solenidade de Transmissão de Cargo.
O evento foi restrito a convidados das autoridades políticas e à imprensa local. No discurso de abertura, o ex-prefeito Raimundo Nonato externou sua enorme felicidade em ter conseguido eleger como prefeito o seu ex-vice, e não fez questão de esconder o seu incômodo com as atitudes de seus desafetos políticos "quem bate esquece, mas quem apanha: lembra!", disse o ex-prefeito, ao mencionar a perseguição sofrida mediante uma série de supostos processos judiciais, cujas tentativas fracassadas, objetivaram tirá-lo do cargo [a qualquer custo].
O ex-mandatário frisou que as desconfianças em relação à sua capacidade de gerir um município como Bragança, era um comentário muito propalado pela oposição, aos passo que, ao longo dos 8 anos de mandato," o governo trabalhou e restituiu a autoestima do povo Bragantino, como nunca antes".
Por fim, Raimundo Nonato criticou a atuação do Deputado Estadual Renato Oliveira (também do MDB) que, inclusive, já foi presidente da Câmara Municipal de Bragança. "[...] Eu não posso esconder o fato de que não vou com a cara desse deputado, que se diz de Bragança, mas nunca fez nada pelo nosso município" — afirmou. Encerrou o discurso, anunciando a sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026, e pedindo a união das pessoas em torno desse projeto.
Discurso de posse
"Hoje, eu me torno prefeito, o vosso prefeito, o prefeito da nossa gente! E minha missão é cuidar de cada um de vocês e construir, juntos, uma Bragança ainda melhor. Minha gestão será marcada pelo trabalho, compromisso e cuidado. O futuro que sonhamos começa agora!" - Disse, emocionado, o prefeito, Dr. Mário Júnior.
A vice-prefeita, Marcelly Castanho agradeceu a Deus e ao povo pela vitória: "Uma data que ficará para sempre guardada no meu coração e na minha história. Neste dia, me tornei A PRIMEIRA MULHER ELEITA PARA O EXECUTIVO ao lado do querido Dr. Mário, agora Prefeito de Bragança, um momento ímpar na minha vida e na história deste município.
[...] Um novo ciclo se inicia! Contem sempre com o nosso trabalho, dedicação, força e garra! Obrigada por tudo!" - afirmou. E, com voz embargada, homenageou o pai (in memoriam).
Posse do Secretariado Executivo
Durante a cerimônia, foram empossados os seguintes membros do secretariado:
Danilo Gardunho - Secretário Especial de Gestão e Governança (SEGGOV)
Marcely Castanho - Secretaria de Planejamento e Obras (SEPLANO)
Alcides Oliveira - Secretário de Educação (SEMED)
Afonso Milhomem - Secretário de Saneamento e Infraestrutura (SINFRA)
Vinícius Oliveira - Secretária de Cultura (SECULT)
Maryllin Oliveira - Secretária de Turismo (SETUR)
Hadailton Gomes - Secretário de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUL)
Tiago Costa - Secretário de Administração (SEMADS)
Aline Lopes - Secretária de Saúde (SEMUSB)
Rodrigo Cunha - Secretário de Finanças (SEFIN)
Bruno Reis - Secretário de Comunicação (SECOM)
Ubiranilson Oliveira - Secretário de Meio Ambiente (SEMMA)
Théssio Nyrlano - Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SADER)
Fernando Ribeiro - Secretário de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS)
João Farias - Secretário de Agricultura e Pesca (SEMAP)
No ato, também foi dado posse aos cargos de Coordenação da Guarda Civil Municipal, à direção-geral do DEMUTRAN (órgão de trânsito do município), à Procuradoria Geral do Município e Ouvidoria Geral.
Com relação à reorganização administrativa da prefeitura, o destaque vai para as novas secretarias de Turismo e de Esporte, Juventude e Lazer. Desmembradas da Secretaria de Cultura, agoras as pastas terão mais autonomia para desenvolver melhor duas vocações importantes do município: o turismo e o esporte.
Ao término da solenidade de transmissão de posse, foi servido um jantar executivo, aos convidados. No largo do Liceu de Música.