Mulheres conquistam independência financeira com projeto que valoriza a agricultura familiar no interior do Pará.
“Verde do Bem”, idealizado por agricultoras de Primavera (PA), conta com o apoio da Votorantim Cimentos
Imagem: divulgação. |
O empreendedorismo feminino de moradoras da comunidade Siquiriba, em Primavera (PA), tem fortalecido a cadeia produtiva local por meio do projeto “Verde do Bem”, criado para valorizar o cultivo e a comercialização de produtos do campo, estimulando o desenvolvimento econômico inclusivo. A iniciativa conta com o apoio da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que possui fábrica no município paraense.
O projeto “Verde do Bem” surgiu para auxiliar mulheres a alcançar a independência financeira. O apoio da Votorantim Cimentos consiste na capacitação e profissionalização para que as participantes do projeto aperfeiçoem suas atividades e serviços para, assim, agregar mais valor aos produtos e melhorar as oportunidades de geração de renda. Ao todo, 18 famílias são beneficiadas pela iniciativa.
Quando o “Verde do Bem” foi criado, há três anos, as mulheres beneficiadas pelo projeto forneciam hortaliças aos empregados da empresa na porta da fábrica de Primavera, mas as vendas foram suspensas em função da pandemia da Covid-19. Em 2023, o projeto retomou as atividades de forma mais estruturada, em um espaço cedido pela Votorantim Cimentos, no estacionamento da fábrica, para a realização de uma feira, que atende não só os empregados da unidade, como também de empresas terceiras e motoristas de caminhão.
Na feira, as mulheres passaram a vender não só hortaliças, como também frutas, doces, salgados e sucos. Com o sucesso dessa modalidade de venda, a Votorantim Cimentos ampliou a periodicidade da feira, passando de dois para quatro dias de feira por semana, o que contribuiu para um aumento de 57% nas vendas. “Hoje, eu tenho uma renda extra, porque com os produtos que eu vendo na feira consigo pagar algumas contas do mês, como a energia elétrica, botijão de gás, entre outras”, afirma Ana Lúcia Reis da Silva, uma das participantes do projeto “Verde do Bem”.
Por meio de consultorias gratuitas que a empresa oferece de modo presencial e virtual, as mulheres recebem orientações sobre o processo de produção, design de produtos, formação de preços, atendimento e comercialização. O apoio ao projeto também inclui suporte para o desenvolvimento de novos produtos, articulação de parcerias e expansão para novos mercados, além de incentivo para comercialização.
O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Primavera, Rodrigo Telles, destaca que o apoio ao projeto “Verde do Bem” é um exemplo de como a parceria entre empresa e comunidade pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. “Essa é uma iniciativa que traz benefícios tangíveis para a comunidade, especialmente no contexto do empoderamento feminino. Além disso, estimulamos as pequenas cadeias produtivas a conquistarem autonomia e a sustentabilidade. Dessa forma, também atuamos em sintonia com os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU cumprindo metas globais importantes, como a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e a promoção de uma economia mais justa e inclusiva”, disse Rodrigo.