Rede Transformar divulga projetos aprovados do Pará em seleção voltada à proteção do bioma Amazônico  

Produtores da Cooprima, de Primavera. Cooperativa foi uma das entidades no Pará que teve projeto selecionado pelo edital "Floresta em Pé". Crédito: Divulgação.


 Iniciativa também patrocinará projetos nos estados do Amazonas e do Tocantins
 
A Rede Transformar, uma iniciativa plural e multissetorial que reúne empresas para promover o desenvolvimento de comunidades, selecionou duas propostas do estado do Pará que foram inscritas no edital “Floresta em Pé”. O objetivo é apoiar projetos ou negócios sociais que realizam ações voltadas à proteção do bioma Amazônico. No Pará, será apoiado o projeto “Du Campo Delivery - Da Agricultura Familiar para sua Mesa”, da Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima), e o “Mulheres Artesãs da Vila que Era e a Defesa do Território”, do Instituto Nova Amazônia.

Além do Pará, participaram do edital “Floresta em Pé” projetos desenvolvidos no Amazonas e Tocantins. Durante o período de inscrições do edital, nos meses de maio e junho de 2023, foram inscritos 46 projetos. Desse total, foram classificados os que estavam alinhados a pelo menos uma das 10 temáticas do edital: Meio Ambiente; Redução do Desmatamento; Inovação e Tecnologia; Empreendedorismo Sustentável; Cultura; Sustentabilidade; Consumo e Pós-Consumo Sustentável; Desenvolvimento Local, Econômico, Social e Ambiental; Geração de Renda, e Educação Ambiental.

Outros critérios avaliados pela Rede Transformar foram a viabilidade técnica e financeira, o potencial de impacto ambiental e social, e a capacidade de execução da proposta, com base em sua estrutura e experiência com a temática, como público, e no território, bem como capacidade de medir seus impactos. As empresas que participaram como patrocinadoras dessa rodada de investimento na frente de Floresta em Pé da Rede Transformar foram Votorantim Cimentos, Enaex, Sotreq, Fagundes, Haver e GCP Applied Technologies.

Agricultura familiar e empoderamento feminino - Fundada em 2014, a Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima) é uma organização de agricultores familiares que trabalha com produtos sustentáveis e da biodiversidade amazônica. A cooperativa atua em sete municípios e conta com 85 cooperados diretos e seus familiares. Com o projeto “Du Campo Delivery - Da Agricultura Familiar para sua Mesa”, o objetivo é implantar viveiros com produção integrada e sustentável de peixes e abelhas, além do plantio de 15 mil mudas frutíferas em seis unidades de SAF's (sistemas agroflorestais). O projeto contempla também a implementação de um plano de assinatura e delivery para a venda de produtos.

Já o Instituto Nova Amazônia, atua no município de Bragança desde 2017 para promover a defesa de bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural e aos Direitos Humanos e das populações tradicionais. Com o projeto “Mulheres Artesãs da Vila que Era e a Defesa do Território”, aprovado pela Rede Transformar, serão beneficiadas 30 mulheres artesãs da Vila que Era, uma comunidade rural localizada a nove quilômetros do centro de Bragança. O objetivo é fortalecer a autonomia dessas artesãs, apoiando a produção e comercialização de biojoias. Para isso, o projeto oferecerá cursos de manejo sustentável de espécies nativas, de bioprodutos e de empreendedorismo sustentável. Também está prevista a compra de insumos para a produção de 200 peças de artesanato sustentável.

Depoimento empresas patrocinadoras
- Rede Transformar frente Floresta em Pé

“A iniciativa da Rede Transformar irá fortalecer ainda mais as organizações de sociedade civil, cooperativas e negócios de impacto e sociais que atuam pela proteção da Floresta Amazônica. Os projetos selecionados já fazem a diferença em suas comunidades e demonstram que podem avançar ainda mais para promover a manutenção da floresta em pé e reduzir o desmatamento, além de gerar de renda. Desse modo, o apoio oferecido por meio do edital ‘Floresta em Pé’ é um reconhecimento ao trabalho que realizam e um incentivo para que continuem somando esforços em prol da conservação do bioma Amazônico”.


Priscilla Alvarenga - Gerente de Transformação Social da Votorantim Cimentos

“Estar entre os parceiros da Rede Transformar para a realização do " Edital Floresta em Pé" nos traz a chance de alavancar de forma participativa um conjunto de projetos e negócios sociais necessários e urgentes para a preservação de um dos ecossistemas mais importantes do mundo, o nosso bioma amazônico. O Instituto Social Sotreq agradece a Votorantim Cimentos por nos engajar nesta agenda de desenvolvimento sustentável para reverter a degradação da floresta.”
Sybelle Ban - Presidente do Instituto Social Sotreq e Conselheira no Grupo Sotreq

“Na Fagundes Construção e Mineração nossas práticas estão sempre alinhadas com aquilo que preconizamos. Como responsabilidade social e consciência ambiental sempre foram temas muito importantes para nós, todas aquelas oportunidades verdadeiramente virtuosas que nos são apresentadas merecem nossa atenção. Quando a Votorantim Cimentos nos convidou a participar dos projetos da Rede Transformar e percebemos que com isso poderíamos ajudar a mudar a vida das pessoas e contribuir para a conservação das nossas florestas, não tivemos dúvidas de que se tratava de uma ótima oportunidade para demonstrarmos o que nos move e o que realmente tem valor para nossa organização.”


*Roberto Pierri Bersch - Diretor Jurídico da Fagundes Construção e Mineração

“A GCP como parte do grupo Saint Gobain tem, por sua governança, a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos de nosso crescimento sustentável. Temos um Roadmap com metas claras onde buscamos ser carbono neutro em 2050 mas com redução bastante relevante de nosso impacto ambiental – incluindo nossa cadeia de suprimentos – em 2030. A GCP como parceiro estratégico da Votorantim Cimentos, converge não somente nos objetivos de negócio mas também nos objetivos para com a sociedade. No momento em que a equipe de suprimentos nos detalhou o projeto Floresta em pé, vimos que o mesmo estava alinhado com nossos objetivos e expectativas. Acreditamos que podemos, junto com outras empresas, fortalecer o projeto para que ele possa tocar mais famílias, potencializando o impacto esperado.”


Rodrigo Lamarca - Vice-presidente da Unidade de Negócios de Construction Chemicals para a América Latina da Saint Gobain

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar