Calouros Uepa comemoram após saída do listão dos aprovados no Prosel 2021


 

Mais de 46 mil inscritos ao Processo Seletivo 2021 da Universidade do Estado do Pará aguardavam o listão dos aprovados, divulgado no site da instituição hoje (21), às 10h. Sem a aglomeração habitual, que em 28 anos de história reunia candidatos e familiares na reitoria e nos campi da instituição, o reitor Rubens Cardoso fez um pronunciamento transmitido pelas redes sociais oficiais da Uepa e anunciou os três primeiros colocados do Prosel 2021, Victor Hugo da Costa Bartocci, Eduardo Cunha Lobato e Maria Victoria Souza da Silva Conde, respectivamente, todos calouros do curso de Medicina, em Belém.

Além de apresentar os três primeiros colocados gerais, o professor Rubens Cardoso também destacou a crescente participação dos alunos egressos de escolas públicas, que corresponderam a 66,17% dos aprovados, ou seja, 2.330, são oriundos de escolas públicas. Assim como em anos anteriores, houve a predominância de candidatos residentes no Pará, mas também concorreram a uma das 3.838 vagas, distribuídas em 21 campi da Universidade, pessoas de Estados vizinhos, como Amapá e Maranhão, bem de outros mais distantes, como de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O reitor da Uepa também enfatizou, em diversos momentos de sua fala, a importância de os calouros fazerem a comemoração em casa, com os familiares que habitam o mesmo domicílio, para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

O contexto de pandemia impossibilitou as comemorações feitas com os amigos, familiares, desfiles dos calouros pintados e cobertos de trigo e ovo pelas ruas. Mas isso não diminui a alegria de quem driblou situações adversas, decorrentes desse mesmo contexto, para conseguir uma vaga em instituição pública de ensino superior, como foi o caso de Maria Rita de Sousa Gonçalves, que aguardou a leitura do listão pela rádio, na cidade de Breves no Marajó. Nas redes sociais, Maria Rita publicou um vídeo onde ela e os pais ouviam ajoelhados o listão, e quando o nome dela foi anunciado, a emoção tomou conta da família. Depois disso, ela saiu em carreata pelas ruas da cidade e para evitar aglomeração, os amigos a acompanhavam em motos. “Eu terminei o ensino médio em 2018 e naquele ano mesmo tentei, pois sempre quis medicina. Mas não obtive êxito, assim como em 2019 também. Em 2020, estudei em casa, com cursos on-line, consegui superar a minha expectativa de nota e finalmente ouvi meu nome no listão. É uma emoção indescritível”.  

Por: Guaciara Freitas (Ascom/Uepa)

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar