Comunidade católica de Capanema celebra festa de São Francisco


A comunidade católica de Capanema celebrou no último final de semana a tradicional festa de São Francisco de Assis. O evento foi marcado por diversos momentos celebrativos e contou com uma forte presença dos fiéis do município.

Nascido na cidade medieval de Assis, região da Úmbria na Itália, no ano de 1182 e falecido no dia 03 de outubro de 1226, Francisco de Assis viveu uma vida austera, totalmente dedicada ao evangelho de Cristo. Ao longo de sua vida, amou a natureza, socorreu os pobres e oprimidos de seu tempo e inspirou outras pessoas a viverem o carisma do amor a Jesus e à humanidade. 

Em Capanema, a festa já acontece há 43 anos e teve sua origem na devoção franciscana trazida pelos migrantes nordestinos oriundos do estado do Ceará, que estabeleceram morada no município durante o período da grande seca cearense.

Percebendo que era muito difícil para os devotos do santo irem até o santuário de São Francisco das Chagas na cidade de Canindé-CE, os frades capuchinhos, responsáveis pela paróquia de Capanema, sob a liderança do Frade Italiano Hermes de Recanatti, decidiram construir uma capela na agrovila que mais tarde ficou conhecida como Nova Assis, passando a realizar anualmente, no dia da festa de São Francisco, a famosa "procissão do 11".

Dessa forma, tradicionalmente no dia 03/10, após a celebração da missa no final da tarde, os devotos saem em carreata da agrovila de Nova Assis em direção à Capela de São Francisco, no bairro Oliveira Brito. Na madrugada do dia 04/10, os devotos retornam em procissão para a comunidade de Nova Assis, onde é celebrada a santa missa pelo bispo diocesano. Ao final da celebração, cumpre-se o ritual de bênção dos animais.

Nesse ano de 2020, por conta da pandemia de COVID-19, Frei Luís Spelgatti, responsável pela Paróquia do Perpétuo Socorro, determinou que no lugar da procissão no dia 04/10, se realizasse apenas uma carreata de retorno da imagem do santo da capela do bairro Oliveira Brito para Nova Assis, evitando assim a aglomeração de pessoas.

A tradicional festa de São Francisco de Assis em Capanema foi marcada por emoção, fé e devoção, contando com uma massiva participação do povo devoto do município. Mesmo tendo-se passado 800 anos de sua morte, Francisco de Assis continua a inspirar pessoas de dentro e de fora do cristianismo.

Da Redação

FOLHA 390

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar