Argentina🌎
Tensão com a Venezuela: Edmundo González Urrutia viaja para Buenos Aires e Javier Milei o receberá na Casa Rosada
Em princípio, o encontro entre o ex-candidato da oposição que venceu as últimas eleições presidenciais, segundo a ata da oposição e o Presidente será no sábado, às 11, na Casa Rosada; A visita ocorrerá em meio à crise devido à prisão do gendarme Nahuel Gallo. González Urrutia está no exílio e as autoridades venezuelanas oferecem uma recompensa de 100 mil dólares por informações que o capturem no seu território. #LaNación
Javier Milei definiu quatro objetivos para 2025 e declarou-o o “Ano da Reconstrução da Nação Argentina”
O presidente Javier Milei inaugurou 2025 com uma mensagem carregada de simbolismo político e econômico, declarando este novo ciclo como o “Ano da Reconstrução da Nação Argentina ” . A medida visa consolidar as reformas estruturais que o seu governo implementou em 2024 e avançar uma agenda que prioriza a liberdade econômica, a estabilidade institucional e os valores históricos do país. #Ámbito
Cuba🌎
Incrível, mas é verdade! Em plena crise de combustível, a ditadura cubana organiza outra ‘Caravana da Liberdade’.
Esta iniciativa, mais do que uma lembrança da chamada “luta revolucionária”, gerou desconforto e críticas entre aqueles que enfrentam graves dificuldades devido à escassez de combustíveis. Nas últimas semanas, o país também testemunhou filas intermináveis de veículos nos postos de gasolina, onde os motoristas devem esperar até 24 horas para conseguir abastecimento.
Esta falta de recursos básicos, combinada com os elevados preços do mercado clandestino, gerou um descontentamento generalizado, especialmente entre aqueles que dependem dos seus veículos para trabalhar, como os motoristas de táxi ou aqueles que transportam doentes. O governo, em vez de abordar diretamente os problemas que afligem a população, parece mais focado em organizar eventos que não resolvam a grave situação que o país atravessa. #CubitaNow
Colômbia🌎
Felipe Peláez responde à polêmica sobre sua apresentação em festa organizada por Nicolás Maduro
O cantor colombiano-venezuelano ' Pipe' Peláez é alvo de fortes críticas após a sua atuação num concerto de passagem de ano organizado pelo regime de Nicolás Maduro. Após vários vídeos serem publicados nas redes sociais, o cantor vallenato resolveu se manifestar.
O espetáculo foi realizado no Palácio Miraflores, com o objetivo de se despedir de 2024 e vários artistas estiveram presentes, embora tenha havido um público muito reduzido.
Segundo alguns relatos, também foram convidados para o espetáculo artistas como Maelo Ruiz e Jorge Celedón, que decidiram não comparecer; Porém, Felipe Peláez decidiu subir ao palco e recebeu todas as críticas por sua apresentação. #ElTiempo
Venezuela🌎
O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, convidou a uma profunda compreensão do mundo e afirmou que é necessário “unir a América Latina e o Caribe” para construir um “bloco de forças, uma confederação de países e de governos que nos permite atravessar juntos o resto do século XXI.
Através de uma mensagem, acompanhada de material audiovisual no seu canal oficial do Telegram, o chefe de Estado manifestou que o mundo deve tomar nota das “lições desta primavera que está a surgir”, e que isso pode ser feito “através dos valores de tolerância, compreensão". O presidente afirmou que neste momento há um “rearranjo das forças mundiais e isso tem efeitos na organização multilateral que temos, que é a Organização das Nações Unidas (ONU)”.
Disse que esta instituição internacional vive actualmente um processo de grave esgotamento face à disputa de poder, "porque os impérios ocidentais decidiram a cada passo usar o seu poder militar, a sua tecnologia militar para ameaçar o mundo, para atacar o mundo e para tentar criar conflitos em geral.