Com foco na COP 30, FAEPA realiza 62º Encontro Ruralista, em Belém.

 O evento destaca a sustentabilidade no agronegócio e prepara o setor para a COP 30, que ocorrerá em Belém, em 2025.

Por Antonio Victor, correspondente em Belém do Pará. 

Entre os dias 03 e 04 de dezembro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - FAEPA, realiza na sede do Palácio da Agricultura, o 62º Encontro Ruralista, com o tema "Agro Pará na COP 30: Produção Sustentável". O evento faz parte da agenda anual da instituição, mas nesse ano de 2024, a tônica da sustentabilidade passa a ter um destaque especial, por conta da COP 30 - evento que reunirá líderes do mundo inteiro, em 2025, na capital do Pará.

A proposta da reunião é debater com as lideranças regionais do setor,  os desafios e oportunidades da sustentabilidade da agropecuária nacional e da região amazônica. 

Durante a manhã desta terça-feira (03), o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador, Evaristo de Miranda, abordou o tema "A agropecuária no Brasil e no Pará são sustentáveis? Futuro e Desafios". Outros assuntos estratégicos integraram a primeira etapa do dia, entre eles  "As medidas adotadas pela CNA para equacionar impactos decorrentes de recentes normativas de natureza fundiária", apresentada por Marcelo Bertoni, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, com destaque para a discussão sobre o Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal.

Pela parte da tarde, o evento traz o tema tecnologia, com a apresentação de Matheus Ferreira, do Instituto CNA, e Renato Coelho, do SEBRAE/PA, que compartilharão cases de sucesso e soluções tecnológicas inovadoras para o agronegócio, demonstrando o potencial de modernização do setor.

Ainda no primeiro dia, o evento destaca a efetiva participação feminina no agronegócio, com a posse de novas comissões de Mulheres do Agro, presidida pela produtora rural Cristina Malcher. 

O que se espera para o segundo dia do evento?

Na quarta-feira (04), o foco será a COP 30 e a produção sustentável nas diversas cadeias produtivas do agro no Pará e na Amazônia. Nelson Ananias, coordenador de Sustentabilidade da CNA, falará como foi a participação na última conferência de Baku, no Azerbaijão e sobre destaques do agro brasileiro na COP 30, que acontecerá pela primeira vez em uma cidade amazônica. 

O ex-Ministro da Defesa, do Governo Lula, Aldo Rebelo, atual Secretário de Relações Internacionais de São Paulo, falará sobre os desafios do desenvolvimento sustentável na Amazônia. 

O evento contará também com a participação do Governo do Estado do Pará, representado por Raul Protázio Romão, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforçando o compromisso com políticas que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

A Conferência de encerramento do evento, será conduzida pelo presidente da FAEPA, Carlos Xavier, que deverá apresentar como o agro paraense tem buscado desenvolver uma produção agropecuária mais sustentável, com inovação e desenvolvimento estruturante, apresentando propostas concretas para os desafios atuais e futuros da agropecuária do Pará.




Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar