Rede "Amazonizar" promove live para discutir a cultura de paz e o racismo religioso na Amazônia.

anavilhanas archipelago, brazil - amazônia - fotografias e filmes do acervo

 

* Por Antonio Victor, Correspondente da Folha 390, na Região Amazônica.
 

Quarta-feira, 24/05/2023


 

Manaus (AM) - A rede "Amazonizar", composta por igrejas cristãs que se dedicam ao diálogo inter-religioso e à promoção da paz na região amazônica brasileira, realizou uma live histórica para discutir a cultura de paz e o racismo religioso que afetam essa região rica em diversidade cultural. O evento, transmitido nas redes sociais, reuniu líderes religiosos, acadêmicos, ativistas e representantes da comunidade local.

A Amazônia, além de sua exuberante biodiversidade, é palco de uma rica diversidade de crenças religiosas e culturas indígenas. No entanto, essa pluralidade enfrenta desafios, como o racismo religioso e a intolerância, que podem minar a harmonia e a convivência pacífica entre os diferentes grupos.

A live promovida pela rede "Amazonizar" buscou trazer à tona essas questões urgentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e encontrar soluções para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva na região amazônica.

Durante o evento, os participantes enfatizaram a importância da cultura de paz como um elemento fundamental para a coexistência pacífica entre as diferentes religiões e culturas presentes na Amazônia. O respeito mútuo, a valorização das diferenças e o reconhecimento da igualdade de direitos foram destacados como princípios essenciais para a construção de uma sociedade mais tolerante e harmoniosa.



O racismo religioso, um dos principais desafios enfrentados pela região, também foi discutido com profundidade. Líderes religiosos denunciaram casos de discriminação e preconceito enfrentados por diferentes comunidades religiosas na Amazônia, e enfatizaram a necessidade de promover a educação, o diálogo e a conscientização para combater essa forma de intolerância.

A live contou com a participação de especialistas em direitos humanos, representantes de organizações não governamentais e membros da comunidade local, que compartilharam suas experiências e contribuíram para a reflexão coletiva sobre o tema. Também foram apresentados projetos e iniciativas que visam promover a paz, a inclusão e o respeito mútuo entre as diferentes religiões presentes na Amazônia.

Ao final do evento, os participantes enfatizaram a importância da união e da colaboração entre as religiões, governos, sociedade civil e comunidades locais para superar os desafios e construir uma Amazônia mais pacífica e inclusiva. Compromissos foram firmados para fortalecer ações conjuntas e promover o respeito à diversidade religiosa e cultural na região.

A live promovida pela rede "Amazonizar" representa um marco na luta contra o racismo religioso e na busca por uma cultura de paz na Amazônia brasileira. Essa iniciativa inspiradora oferece uma mensagem de esperança e renova o compromisso com o gênero humano.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar