Header Ads Widget

header ads

Diretor da FOLHA 390 assina Carta pela Democracia, da Faculdade de Direito da USP.


O Diretor da Folha 390, jornalista Antonio Victor (DRT 3243), se juntou ao Manifesto pela Democracia, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), lançado na última terça-feira (26), do corrente mês, intitulado de “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O intuito do manifesto é também se opor aos ataques contra o processo eleitoral atual do Brasil, bem como a eficácia das urnas eletrônicas.

Segundo a matéria publicada pela própria USP, " o documento foi assinado por diversos membros da sociedade civil, incluindo docentes da USP e de outras instituições, ex-ministros do STF, artistas, jornalistas, empresários e personalidades religiosas, totalizando cerca de 3 mil assinaturas até o momento.

A carta será lida no dia 11 de agosto, próximo, no Pátio das Arcadas no território  livre do Largo de São Francisco da Faculdade, em um evento que pretende reunir entidades e membros da sociedade visando à defesa do Estados Democrático de Direito do país. A data marca os 195 anos da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, e foi também na mesma ocasião, que em 11 de agosto de 1977, o professor de direito Goffredo da Silva Telles Junior leu uma carta de autoria própria em oposição ao governo da ditadura militar, no mesmo local. Das pessoas que assinaram esse documento em 1977, 17 delas também são signatárias da novo carta elaborada pela Faculdade de Direito da USP".

"Pela ordem dos fatos, era de se esperar que o processo eleitoral de 2022 fosse conturbado. Contudo, conforme observo o movimento das peças, a atual conjuntura é bem atípica, tomando como parâmetro o que geralmente ocorre nas disputas eleitorais.  O curioso é que, olhando pelo retrovisor da história, nunca se viu no Brasil pós-64, um assédio tão grande às instituições democráticas. Portanto, acende-se no Brasil, um sinal vermelho, no que concerne ao risco que corre a estabilidade democrática. Nós jornalistas, historicamente sempre estivemos ao lado da liberdade e da democracia! Entre a Direita e a Esquerda, prefiro a sensatez" - afirma o jornalista, que responde pela diretoria deste órgão de imprensa independente.

A FOLHA 390 reafirma através desse ato, o seu compromisso com a liberdade de imprensa e com o Estado Democrático de Direito, sem o qual não pode existir nenhuma prerrogativa constitucional. 

Leia a Carta na íntegra, clicando aqui.

Da Redação.


Postar um comentário

0 Comentários