Prefeito e vereadores eleitos tomam posse em Capanema


Na última sexta-feira (01), como previsto no Art. 29 § III da Constituição Federal de 1988, em cerimônia solene no prédio da Câmara Municipal, o prefeito reeleito de Capanema, Francisco de Freitas Neto, acompanhado de seu vice, Claudionor Moreira, tomaram posse, juntamente com os 15 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2021-2024) da Câmara Municipal de Capanema. 

Durante o evento, que também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, tomou posse a mesa diretora da Câmara (eleita por chapa única) que será incubida de conduzir os trabalhos legislativos ao longo do biênio (2021-2022). A composição ficou da seguinte forma:

PRESIDENTE DA CÂMARA: Ver. Pedro Paulo Leão da Silva (DEM-PA)

VICE-PRESIDENTE: Ver. Gerson Serra (MDB-PA)

1º SECRETÁRIO: Ver. Léo Moreira (PTB-PA)

2ª SECRETÁRIA: Ver. Janete Moreira (PV-PA)

SUPLENTE: Ver. Paulo Afonso (REPUBLICANOS-PA) 

Durante o pronunciamento dos vereadores empossados, os nobres edis reafirmaram o compromisso de trabalhar por Capanema, respeitando o voto recebido da população. 

Em contrapartida, o vereador Robson (PSC) demonstrou, logo no primeiro pronunciamento, uma leve insatisfação com o resultado da eleição da mesa diretora "[...] A população ela disse: prefeito Chico Neto o senhor é novamente prefeito. Mas, por favor Pedro Paulo, nada contra a sua pessoa, você foi sempre muito solícito, atencioso, desde quando eu cheguei à sua casa, nada contra a bancada, nada contra nenhum dos vereadores. Mas a população deixou uma mensagem muito clara, a partir do momento que ela mudou dez vereadores, automaticamente, eu acredito, que a população passou uma mensagem - Eu quero uma renovação na bancada também! - A bancada, ela permanece a mesma!" Afirmou o parlamentar ao se referir à eleição da mesa diretora, feita em chapa única.

Já o vereador Rodrigo Lobo do Solidariedade afirmou em seu discurso de posse  "[...] Peço que os palanques se desmanchem, pois deve prevalecer agora é o que temos em comum, que é o amor por Capanema e a vontade de melhorar a qualidade de vida de todos. Lembrando que esta casa tem quinze vereadores, tem pluralidade de pensamentos e ideias que vão divergir de vez em quando. Que o respeito norteie os nossos trabalhos [...] Também sei que o legislativo e o executivo são casas independentes, entretanto, elas precisam ter sinergia" disse o parlamentar.

O vereador Paulo Afonso do Republicanos destacou a importância dos quinze vereadores trabalharem unidos, deixando de lado as divergências, no sentido de contribuírem para que Capanema seja cada dia a cidade polo da região nordeste do Pará.

Pedro Paulo Leão, vereador reeleito que também foi reconduzido ao cargo de presidente da câmara assim se expressou na tribuna:

"Deus me deu a vitória. Obrigado Pai! [...] A eleição da câmara não é uma demonstração de renovação é sim uma demonstração de liderança e de saber articular com os vereadores desta casa para ganhar a eleição. Não é só político que tem que renovar, uma boa parte da sociedade [vereador Gerson], precisa se renovar! Parar de tá pedindo botijão de gás na véspera da eleição, pedir gasolina, pedir favores. Porque essa eleição, vossas excelências são testemunhas, das famosas listas que chegavam, gente querendo negociar o voto. Eu não tenho medo de dizer, sabe porquê? Eu estou no meu terceiro mandato. Eu venci a eleição fora e dentro do grupo do Chico Neto, que muitos não queriam o Pedro Paulo de volta a esta casa. Mas foi Deus que me deu este mandato que o povo me confiou" disse o parlamentar em tom efusivo. O vereador também anunciou sua intenção de conceder títulos de Cidadão de Capanema aos empresários das duas redes varejistas que se instalaram em Capanema: o grupo Líder e o Grupo Mateus.

Já o prefeito Chico Neto, destacou os desafios superados e apresentou suas perspectivas para os próximos 4 anos:

" [...] Deus me deu três mandatos de prefeito em Capanema. Portanto, isso aumenta muito [Robson], o nosso compromisso de trabalhar pela população. Eu via na campanha algumas pessoas comentarem assim: ' ah no primeiro mandato ele trabalhou, mas no segundo não vai fazer nada!'. Quem me conhece sabe que nós não somos de enrolar. Pelo contrário, mais de vinte seis mil pessoas, que votaram, nos deram a credibilidade, a confiança, pra continuar esse trabalho. Esse trabalho importante pra Capanema [...] uma cidade importante do Pará, que precisa estar bem administrada, apesar das dificuldades, apesar da falta de recursos que os municípios têm, o gestor tem que ter a competência da agilidade da gestão", disse o prefeito reeleito pelo MDB. O prefeito também informou que a posse do secretariado ocorrerá na próxima segunda-feira (04) com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Apesar das restrições da pandemia, todos os assentos da câmara estavam ocupados durante a cerimônia.

Em todo o Brasil 5.472 prefeitos eleitos tomaram posse neste dia 01 de janeiro, em 96 deles a cerimônia ficou pendente pois os eleitos ainda não tiveram os seus pedidos de candidatura deferidos por parte do Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é que novos pleitos ocorram a partir de março nesses municípios.

DA REDAÇÃO

FOLHA 390


Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url

Você também pode gostar